Fase 1 - Convidando o Caos (Parte 1)
Parte 1: Convidando o Caos
Gurdjieff, o místico russo, escreveu em seu livro, "Meetings with Remarkable Men", que dervishes advertiu-o contra todos os tipos de exercícios de respiração, porque qualquer chance no sistema natural de respiração traz desordem na vida, com resultados desastrosos. Qual é o seu comentário?Há alguma verdade no que ele diz sobre pranayama e outros exercícios de respiração. Não devemos interferir na maneira como respiramos, na maneira como andamos, nos levantamos ou nos sentamos, porque assim que colocamos obstáculos em seu caminho, as mudanças começam a acontecer.
Então, se você quer permanecer como você é, então é apropriado que você não interfira na sua respiração.
Mas se você tem um lugar para ir - se você quiser trazer uma mudança, uma transformação em sua vida - então você terá que correr o risco.
O risco é: se você trouxer uma mudança no seu padrão de respiração, isso mudará todo o seu estilo de vida. Se você está satisfeito em ser como você é, se você acha que está tudo bem como você está, então você não precisa fazer nada. Mas se você sente que, como você é, não é suficiente, então você terá que fazer uma mudança.
Então, uma mudança em nossa respiração se torna importante para nós, o mais importante. E assim que você fizer uma diferença no seu modo de respirar, muitas coisas em você começarão a desmoronar, e muitas outras coisas começarão a ser colocadas juntas. Agora, depois de milhares de experimentos, descobriu-se o que é que vai se afastar de você e o que será reunido e adicionado a você. Agora é tão bom quanto resolvido - uma verdadeira ciência.
Algumas coisas são conhecidas por todos nós de nossas experiências do dia-a-dia. Por exemplo, quando você está com raiva, sua respiração sofre uma mudança; não permanece o mesmo. E a respiração muda mesmo quando você se sente quieto e silencioso; não será o que costumava ser. E se você souber como respirar em estado de silêncio, poderá criar esse estado regulando sua respiração de um modo que corresponda ao silêncio.
A mente e a respiração estão interconectadas.
Portanto, a disciplina da respiração tem um grande significado. Uma mudança na respiração afeta uma mudança correspondente em sua mente. E não há perigo envolvido quando foi estabelecido - e estabelecido cientificamente - como a mente se comporta em diferentes estados de respiração. Havia perigo, claro, nos estágios iniciais desse experimento. De fato, o perigo existe até agora nos estágios experimentais de toda nova busca aventureira na vida. Mas à medida que o experimento é bem sucedido, ele se transforma em uma lei científica.
Por exemplo, é impossível para um homem ficar com raiva se ele mantiver sua respiração estável e calma. Tanto a raiva como a respiração calma não podem andar juntas. O contrário também é possível. Se você começar a respirar da maneira como respira raiva, logo encontrará raiva surgindo em sua mente.
Pranayam, ou a disciplina da respiração, descobriu muitos métodos para a transformação de sua mente.
Seria bom entender a diferença entre o que chamamos de respiração artificial e o que chamamos de respiração natural. O que você conhece como respiração natural não é tão natural. Se você entender corretamente, você saberá que é tudo uma respiração artificial à qual você se acostumou. Porque você está respirando assim há muito tempo, desde a infância, você se acostumou com isso. Tornou-se seu hábito - segunda natureza. Realmente você não sabe o que é a respiração natural.
O que é conhecido como nossa respiração natural não é natural; é apenas respiração condicionada e artificial. É tão padronizado que se transformou em um hábito.
As crianças respiram de uma maneira bem diferente. Ponha uma criança para dormir e depois observe-a; ele respira com a barriga e, enquanto respira, é a barriga que sobe e desce. Mas as pessoas adultas respiram com o peito e, portanto, é o peito delas que sobe e desce com a respiração. A criança respira naturalmente, realmente.
Se você começar a respirar do jeito que as crianças fazem, sua mente lentamente entrará no mesmo estado de uma criança; Sua mente será tão inocente quanto a da criança. Ou, inversamente, se você se tornar tão inocente quanto uma criança, começará a respirar com a barriga.
Quando entendemos isso, podemos dar passos para uma respiração mais natural.Do jeito que está, nossa respiração não é natural, artificial. O dervixe está errado em dizer para você não respirar artificialmente. Na verdade, nossa respiração já é artificial, artificial o suficiente. Mas à medida que nossa compreensão se aprofunda, vamos respirando cada vez mais naturalmente. E quando nossa respiração é totalmente natural, a maior possibilidade de nossa vida começará a se realizar e se desdobrar a partir de dentro.
Também é bom saber que a prática da respiração súbita e artificial é benéfica.
O dervixe está certo ao dizer que é perigoso interferir na respiração de alguém. Mas é apenas uma meia verdade. Está cheio de possibilidades também. É uma aposta.
Então, se às vezes respiramos por algum tempo de uma maneira completamente não natural - não natural no sentido de que nunca respiramos dessa maneira -, começaremos a ter consciência de estados muito novos, novas situações dentro de nós.
São situações em que podemos nos enlouquecer e também podemos nos libertar em tais situações. Nós podemos ser insanos e também podemos nos tornar livres em tais situações. Ambas as possibilidades estão lá. E como somos nós que criamos essas situações em nós, podemos muito bem controlá-las e desfazê-las quando acharmos necessário. Então não há perigo. O perigo só é possível se não conseguirmos desfazê-los. Mas porque nós os criamos, podemos muito bem terminá-los assim que desejarmos.
Tais situações estão em suas mãos, porque a cada momento você sabe onde está se movendo, se está se movendo em direção à felicidade ou se está indo para a miséria das enfermarias, se está se movendo em direção à paz ou ao perigo. A cada passo você sabe claramente o que está acontecendo. Portanto, não há perigo algum.
Se o padrão de respiração é alterado de forma repentina e rápida, todo o seu estado interior passa por uma mudança completa. Nunca podemos saber, em nosso modo habitual de respirar, que estamos separados do corpo. O hábito que se tornou enraizado em nós uniu os dois; funciona como uma ponte entre o corpo e a mente, e nos tornamos tão acostumados a ser um deles.
A estranheza de uma coisa imediatamente o tira da rotina da inconsciência; põe fim ao seu sono psicológico.Sua inconsciência nunca pode terminar em um mundo que é bem organizado e estabelecido, e onde tudo se repete mecanicamente todos os dias. Sua inconsciência acontece quando algo inesperado, estranho e surpreendente acontece e acontece de repente.
Assim, quando as experiências de respiração colocam você em uma situação completamente estranha, novas possibilidades de crescimento espiritual se abrem diante de você; você alcança a consciência, e então você realmente vê alguma coisa.
Se alguém pudesse enlouquecer conscientemente, seria uma ótima experiência; nenhuma outra experiência poderia ser maior que isso. Mas ele deve estar louco e ainda estar ciente.
Na Meditação Dinâmica que eu inventei, tal espaço pode ser criado onde você permanece plenamente consciente, e você fica completamente louco sem. Você fica tão louco que se alguém estivesse em seu lugar, você não hesitaria em chamá-lo de insano. Então você pode muito bem chamar a si mesmo de insano. Mas mesmo assim você está consciente e observando que está dançando e girando. Então as duas coisas acontecem simultaneamente: você está consciente e enlouquece.
Mas desde que você está ciente, como você pode ficar realmente louco? No entanto, o que está acontecendo com você é o mesmo que acontece com um louco. É em tal situação que um sentimento de total estranheza toma conta de você e se separa do corpo. Não que você faça isso, a separação acontece sozinha.
A criação de tais momentos de estranheza é muito importante para a conscientização. E eles são criados mais rapidamente através da respiração do que através de qualquer outra coisa. Onde outras técnicas levarão anos, a respiração fará em dez minutos. Isso ocorre porque a respiração está tão profundamente ligada ao nosso ser que até mesmo um leve golpe nela reverbera por todo o nosso ser.
Na Meditação Dinâmica que eu inventei, tal espaço pode ser criado onde você permanece plenamente consciente, e você fica completamente louco sem. Você fica tão louco que se alguém estivesse em seu lugar, você não hesitaria em chamá-lo de insano. Então você pode muito bem chamar a si mesmo de insano. Mas mesmo assim você está consciente e observando que está dançando e girando. Então as duas coisas acontecem simultaneamente: você está consciente e enlouquece.
Mas desde que você está ciente, como você pode ficar realmente louco? No entanto, o que está acontecendo com você é o mesmo que acontece com um louco. É em tal situação que um sentimento de total estranheza toma conta de você e se separa do corpo. Não que você faça isso, a separação acontece sozinha.
A criação de tais momentos de estranheza é muito importante para a conscientização. E eles são criados mais rapidamente através da respiração do que através de qualquer outra coisa. Onde outras técnicas levarão anos, a respiração fará em dez minutos. Isso ocorre porque a respiração está tão profundamente ligada ao nosso ser que até mesmo um leve golpe nela reverbera por todo o nosso ser.
Osho: "Em busca do milagroso"