Fase 2 - Ouça seu corpo
Quando a bioenergia começa a girar em você, trabalhando através do sistema nervoso, muitas coisas são possíveis para o seu corpo. Você deve estar livre para deixar o corpo fazer o que quiser.
Este segundo passo não será apenas um estado de renúncia, mas também um estado de cooperação positiva. Você deve cooperar com o seu corpo , porque a linguagem do corpo é simbólica e se perdeu. Se o seu corpo quer dançar, você não consegue sentir a mensagem. Portanto, se houver uma leve tendência a dançar no segundo estágio, colabore com ela; só então você entenderá a língua.
O que quer que aconteça neste segundo estágio de dez minutos, faça o seu máximo.
Durante todo o processo da técnica, nada deve ser feito abaixo do máximo. Você pode começar a dançar, pular, rir ou chorar. Tudo o que acontece com você, no entanto, a energia quer se expressar, cooperar com ela. Será apenas um palpite no começo, apenas uma leve tentação ... tão suave que se você quiser suprimi-lo, não chegará ao nível consciente. Pode ser suprimido sem saber. Então, se houver algum palpite, qualquer oscilação, qualquer indicação na mente, então coopere com ela e faça isso ao máximo, até o extremo.
Há tensão apenas ao extremo, não de outra forma. Se a dança não estiver no máximo, ela não será eficaz; isso não levará a lugar nenhum. As pessoas dançam tantas vezes, mas não levam a parte alguma. Então a dança deve estar no máximo ... e não planejada, apenas feita instintivamente ou intuitivamente. Sua razão ou seu intelecto não deve estar no meio.
No segundo passo, apenas se torne o corpo, totalmente um com ele, identificado com ele - assim como no primeiro passo você se torna a respiração. No momento em que você leva sua atividade ao máximo, uma sensação nova e fresca surge em você. Algo será quebrado: você verá seu corpo como algo à parte de você; você se tornará apenas uma testemunha disso.
Você não tem que tentar ser uma testemunha, você apenas tem que ser identificado com o corpo totalmente e permitir que o corpo faça o que quer que seja e vá aonde quer que ele vá.
No momento em que a atividade está no máximo - dançando, chorando, rindo, sendo irracional, fazendo qualquer absurdo -, então há um acontecimento: você se torna uma testemunha. Agora você está apenas assistindo; não há identificação, apenas uma consciência testemunhal que surge sozinha. Você não precisa pensar sobre isso, simplesmente acontece.
Este é o segundo passo da técnica. Somente quando o primeiro passo foi totalmente feito, você pode passar para o segundo passo. É como as engrenagens de um carro: a primeira marcha pode ser mudada para a segunda somente quando a velocidade na primeira marcha está no máximo, não o contrário. Só é possível mudar da segunda marcha para a terceira quando a velocidade na segunda marcha estiver no máximo.
O que estamos envolvidos na meditação dinâmica são as engrenagens da mente. Se o corpo físico, a primeira marcha, for levado ao seu extremo máximo através da respiração, então você pode mudar para a segunda marcha. Então o segundo deve ser completamente intenso: envolvido, comprometido, sem nada para trás.
Quando você pratica Meditação Dinâmica pela primeira vez isso será difícil, porque nós suprimimos tanto o corpo que um padrão suprimido de vida se tornou natural para nós. Não é natural!
Olhe para uma criança: ele brinca com o corpo de uma maneira bem diferente. Se ele está chorando, ele está chorando intensamente. O choro de uma criança é uma coisa linda de se ouvir, mas o choro de um adulto é feio. Mesmo com raiva, uma criança é linda; ele tem uma intensidade total. Mas quando um adulto está com raiva, ele é feio; ele não é total. Qualquer tipo de intensidade é lindo.
Este segundo passo é difícil porque reprimimos muito no corpo, mas se você cooperar com o corpo, a linguagem esquecida é lembrada novamente. Você se torna uma criança.E quando você se torna criança novamente, um novo sentimento chega a você: você fica sem peso; um corpo não-comprimido se torna sem peso.
Este segundo passo é psicoterapêutico.
Só se pode entrar em meditação passando por catarse.
Um deve ser limpo completamente; tudo sem sentido deve ser descartado. Nossa civilização nos ensinou a suprimir, a manter as coisas dentro, para que tudo vá para o inconsciente e se torne parte integrante da alma e crie muita destruição em todo o ser.
Todo fantasma que foi suprimido se torna uma semente potencial para a insanidade. Isso deve ser eliminado.
No segundo passo, tantas coisas são possíveis; algo diferente acontecerá a cada indivíduo. Uma pessoa começará a dançar, outra pessoa começará a chorar. Um ficará nu; outro começará a pular e outro começará a rir. Tudo é possível.
Mova-se de dentro, mova-se totalmente e então você pode prosseguir para o terceiro estágio.
Este segundo passo não será apenas um estado de renúncia, mas também um estado de cooperação positiva. Você deve cooperar com o seu corpo , porque a linguagem do corpo é simbólica e se perdeu. Se o seu corpo quer dançar, você não consegue sentir a mensagem. Portanto, se houver uma leve tendência a dançar no segundo estágio, colabore com ela; só então você entenderá a língua.
O que quer que aconteça neste segundo estágio de dez minutos, faça o seu máximo.
Durante todo o processo da técnica, nada deve ser feito abaixo do máximo. Você pode começar a dançar, pular, rir ou chorar. Tudo o que acontece com você, no entanto, a energia quer se expressar, cooperar com ela. Será apenas um palpite no começo, apenas uma leve tentação ... tão suave que se você quiser suprimi-lo, não chegará ao nível consciente. Pode ser suprimido sem saber. Então, se houver algum palpite, qualquer oscilação, qualquer indicação na mente, então coopere com ela e faça isso ao máximo, até o extremo.
Há tensão apenas ao extremo, não de outra forma. Se a dança não estiver no máximo, ela não será eficaz; isso não levará a lugar nenhum. As pessoas dançam tantas vezes, mas não levam a parte alguma. Então a dança deve estar no máximo ... e não planejada, apenas feita instintivamente ou intuitivamente. Sua razão ou seu intelecto não deve estar no meio.
No segundo passo, apenas se torne o corpo, totalmente um com ele, identificado com ele - assim como no primeiro passo você se torna a respiração. No momento em que você leva sua atividade ao máximo, uma sensação nova e fresca surge em você. Algo será quebrado: você verá seu corpo como algo à parte de você; você se tornará apenas uma testemunha disso.
Você não tem que tentar ser uma testemunha, você apenas tem que ser identificado com o corpo totalmente e permitir que o corpo faça o que quer que seja e vá aonde quer que ele vá.
No momento em que a atividade está no máximo - dançando, chorando, rindo, sendo irracional, fazendo qualquer absurdo -, então há um acontecimento: você se torna uma testemunha. Agora você está apenas assistindo; não há identificação, apenas uma consciência testemunhal que surge sozinha. Você não precisa pensar sobre isso, simplesmente acontece.
Este é o segundo passo da técnica. Somente quando o primeiro passo foi totalmente feito, você pode passar para o segundo passo. É como as engrenagens de um carro: a primeira marcha pode ser mudada para a segunda somente quando a velocidade na primeira marcha está no máximo, não o contrário. Só é possível mudar da segunda marcha para a terceira quando a velocidade na segunda marcha estiver no máximo.
O que estamos envolvidos na meditação dinâmica são as engrenagens da mente. Se o corpo físico, a primeira marcha, for levado ao seu extremo máximo através da respiração, então você pode mudar para a segunda marcha. Então o segundo deve ser completamente intenso: envolvido, comprometido, sem nada para trás.
Quando você pratica Meditação Dinâmica pela primeira vez isso será difícil, porque nós suprimimos tanto o corpo que um padrão suprimido de vida se tornou natural para nós. Não é natural!
Olhe para uma criança: ele brinca com o corpo de uma maneira bem diferente. Se ele está chorando, ele está chorando intensamente. O choro de uma criança é uma coisa linda de se ouvir, mas o choro de um adulto é feio. Mesmo com raiva, uma criança é linda; ele tem uma intensidade total. Mas quando um adulto está com raiva, ele é feio; ele não é total. Qualquer tipo de intensidade é lindo.
Este segundo passo é difícil porque reprimimos muito no corpo, mas se você cooperar com o corpo, a linguagem esquecida é lembrada novamente. Você se torna uma criança.E quando você se torna criança novamente, um novo sentimento chega a você: você fica sem peso; um corpo não-comprimido se torna sem peso.
Este segundo passo é psicoterapêutico.
Só se pode entrar em meditação passando por catarse.
Um deve ser limpo completamente; tudo sem sentido deve ser descartado. Nossa civilização nos ensinou a suprimir, a manter as coisas dentro, para que tudo vá para o inconsciente e se torne parte integrante da alma e crie muita destruição em todo o ser.
Todo fantasma que foi suprimido se torna uma semente potencial para a insanidade. Isso deve ser eliminado.
No segundo passo, tantas coisas são possíveis; algo diferente acontecerá a cada indivíduo. Uma pessoa começará a dançar, outra pessoa começará a chorar. Um ficará nu; outro começará a pular e outro começará a rir. Tudo é possível.
Mova-se de dentro, mova-se totalmente e então você pode prosseguir para o terceiro estágio.
Osho: "O Grande Desafio"