Fase 3 - Usando som na meditação
Quando medito, costumo repetir um mantra ou um namokar, mas a mente permanece inquieta. Como alguém pode ocupar a mente enquanto medita?
A necessidade de ocupar o tempo é a necessidade da mente não-meditativa, então você deve primeiro entender por que você tem essa necessidade. Por que você não pode estar desocupado? o que é isso precisa ser ocupado constantemente? É apenas uma fuga de si mesmo?
No momento em que você está desocupado, você só tem você mesmo; você cai de volta em si mesmo. É por isso que você tem que estar ocupado. Essa necessidade de ser ocupada é apenas uma fuga, mas isso é uma necessidade para a mente não-meditativa.
A mente não-meditativa está constantemente ocupada com os outros. Quando os outros não estão lá, então o que deve ser feito? Você não sabe como se ocupar sozinho. Você nem está ciente de que pode viver consigo mesmo. Você sempre viveu com os outros, então agora, em meditação, quando você não está com os outros e está sozinho - embora não esteja realmente sozinho - você começa a se sentir solitário.
A solidão é a ausência dos outros; solidão é a presença de si mesmo.
Você começa a sentir-se solitário e precisa estar cheio de alguma coisa. Um namokar pode fazer isso; qualquer coisa pode fazer isso. Mas a menos que você tenha uma mente meditativa, se você continuar um namokar ou qualquer outra repetição, é apenas uma muleta e tem que ser lançada.
Se você está fazendo algo desse tipo,é melhor usar um mantra de uma palavra, como rama ou aum, do que algo longo como um namokar. Com uma palavra, você se sentirá menos ocupado do que com muitas palavras, porque, com a mudança de palavras, a mente também muda. Com uma palavra você ficará entediado, e o tédio é bom porque então é fácil largar tudo em algum momento. Então, ao invés de usar um namokar, é melhor usar uma palavra, e se você pode usar uma palavra sem sentido, ainda é melhor, porque até mesmo o significado se torna uma distração.
Quando você tem que jogar algo fora, então você deve estar ciente de que você tem que jogá-lo. Você não deve estar muito ligado a isso. Portanto, use uma palavra, uma coisa, algo sem sentido - por exemplo, "Hoo". Não tem significado. "Aum" é basicamente o mesmo, mas começou a ter significado agora porque estamos associando-o a algo divino.
O som deve ser sem sentido, apenas uma palavra sem sentido. Não deve transmitir nada, porque no momento em que algo é transmitido, a mente é alimentada. A mente é alimentada não por palavras, mas por significados. Então use alguma palavra como Hoo; é um som sem sentido.
Realmente, Hoo é mais que um som sem sentido, porque com Hoo é criada uma tensão interior. Com o som de Hoo, algo está sendo jogado fora. Então use uma palavra que está jogando algo fora, que está te jogando fora, não aquele que está te dando algo.
Use o Hoo. Com o Hoo, você sentirá que algo está sendo jogado fora. Use a palavra quando a respiração estiver saindo e faça a respiração entrar no intervalo.Equilibrá-lo: Hoo, então a respiração de entrada como a lacuna ... então, novamente, Hoo. A palavra deve ser sem sentido; deveria ser um som e não uma palavra. E enfatize a respiração de saída. A palavra, o som, tem que ser lançada no final, por isso não deve ser tomada com a inspiração. Isso é muito sutil. Apenas jogue o som para fora como se você estivesse jogando fora alguns excrementos, como se estivesse jogando algo fora de você; então não pode se tornar comida.
Lembre-se sempre, e lembre-se profundamente, de que qualquer coisa que entra com a inspiração entra na comida - qualquer coisa, até mesmo um som, se transforma em alimento - e tudo o que sai com a respiração que sai é excreto. É apenas jogado fora. Assim, com a respiração que entra sempre estará vazia, vazia; então você não está dando à mente qualquer alimento novo.
A mente está tomando comidas sutis mesmo com sons, palavras e significados ... com tudo. Experimente isso. Quando você está se sentindo sexual, quando você está em uma fantasia sexual, use este Hoo com a respiração de saída. Dentro de instantes, você se sentirá além do sexo, porque algo está sendo jogado fora; uma coisa muito sutil está sendo jogada fora. Se você estiver com raiva, use esse som e, em segundos, não haverá raiva.
Se você estiver se sentindo sexual e usar esse mesmo som com a inspiração, você se sentirá mais sexual. Se você estiver com raiva e usar esse mesmo Hoo com a inspiração, sentirá mais raiva. Então você se tornará consciente de como até mesmo um simples som afeta sua mente e como isso afeta de maneira diferente com a inspiração ou com a expiração.
Quando você vê alguém lindo, adorável, alguém que é seu amado, e você quer tocar seu corpo, toque-o com a respiração que sai e você não sentirá nada; mas tocá-la com a inspiração e sentirá um fascínio. Com a inspiração, o toque torna-se um alimento, mas com a expiração não é um alimento. Pegue a mão de alguém na sua e sinta a mão com a inspiração. Deixe a respiração de saída estar vazia. Então você saberá que o toque é um alimento.
Se você comer a sua refeição com ênfase na respiração de saída, então não importa quão boa a comida seja, ela não será um alimento para o seu corpo. Mesmo se você comer muito, não haverá nutrição se sua ênfase estiver na respiração de saída. Portanto, coma com a inspiração e deixe que haja uma lacuna quando a respiração estiver saindo. Então, com uma quantidade muito pequena de comida, você pode estar mais vivo.
Lembre-se deste som Hoo com a respiração de saída. Isso destrói a inquietação da mente. Mas isso também é uma muleta e logo, se você estiver fazendo meditação regularmente, sentirá que não há necessidade disso. Não só não há necessidade, mas se tornará uma perturbação, um distúrbio positivo.
Meditação: A Arte do Êxtase
A necessidade de ocupar o tempo é a necessidade da mente não-meditativa, então você deve primeiro entender por que você tem essa necessidade. Por que você não pode estar desocupado? o que é isso precisa ser ocupado constantemente? É apenas uma fuga de si mesmo?
No momento em que você está desocupado, você só tem você mesmo; você cai de volta em si mesmo. É por isso que você tem que estar ocupado. Essa necessidade de ser ocupada é apenas uma fuga, mas isso é uma necessidade para a mente não-meditativa.
A mente não-meditativa está constantemente ocupada com os outros. Quando os outros não estão lá, então o que deve ser feito? Você não sabe como se ocupar sozinho. Você nem está ciente de que pode viver consigo mesmo. Você sempre viveu com os outros, então agora, em meditação, quando você não está com os outros e está sozinho - embora não esteja realmente sozinho - você começa a se sentir solitário.
A solidão é a ausência dos outros; solidão é a presença de si mesmo.
Você começa a sentir-se solitário e precisa estar cheio de alguma coisa. Um namokar pode fazer isso; qualquer coisa pode fazer isso. Mas a menos que você tenha uma mente meditativa, se você continuar um namokar ou qualquer outra repetição, é apenas uma muleta e tem que ser lançada.
Se você está fazendo algo desse tipo,é melhor usar um mantra de uma palavra, como rama ou aum, do que algo longo como um namokar. Com uma palavra, você se sentirá menos ocupado do que com muitas palavras, porque, com a mudança de palavras, a mente também muda. Com uma palavra você ficará entediado, e o tédio é bom porque então é fácil largar tudo em algum momento. Então, ao invés de usar um namokar, é melhor usar uma palavra, e se você pode usar uma palavra sem sentido, ainda é melhor, porque até mesmo o significado se torna uma distração.
Quando você tem que jogar algo fora, então você deve estar ciente de que você tem que jogá-lo. Você não deve estar muito ligado a isso. Portanto, use uma palavra, uma coisa, algo sem sentido - por exemplo, "Hoo". Não tem significado. "Aum" é basicamente o mesmo, mas começou a ter significado agora porque estamos associando-o a algo divino.
O som deve ser sem sentido, apenas uma palavra sem sentido. Não deve transmitir nada, porque no momento em que algo é transmitido, a mente é alimentada. A mente é alimentada não por palavras, mas por significados. Então use alguma palavra como Hoo; é um som sem sentido.
Realmente, Hoo é mais que um som sem sentido, porque com Hoo é criada uma tensão interior. Com o som de Hoo, algo está sendo jogado fora. Então use uma palavra que está jogando algo fora, que está te jogando fora, não aquele que está te dando algo.
Use o Hoo. Com o Hoo, você sentirá que algo está sendo jogado fora. Use a palavra quando a respiração estiver saindo e faça a respiração entrar no intervalo.Equilibrá-lo: Hoo, então a respiração de entrada como a lacuna ... então, novamente, Hoo. A palavra deve ser sem sentido; deveria ser um som e não uma palavra. E enfatize a respiração de saída. A palavra, o som, tem que ser lançada no final, por isso não deve ser tomada com a inspiração. Isso é muito sutil. Apenas jogue o som para fora como se você estivesse jogando fora alguns excrementos, como se estivesse jogando algo fora de você; então não pode se tornar comida.
Lembre-se sempre, e lembre-se profundamente, de que qualquer coisa que entra com a inspiração entra na comida - qualquer coisa, até mesmo um som, se transforma em alimento - e tudo o que sai com a respiração que sai é excreto. É apenas jogado fora. Assim, com a respiração que entra sempre estará vazia, vazia; então você não está dando à mente qualquer alimento novo.
A mente está tomando comidas sutis mesmo com sons, palavras e significados ... com tudo. Experimente isso. Quando você está se sentindo sexual, quando você está em uma fantasia sexual, use este Hoo com a respiração de saída. Dentro de instantes, você se sentirá além do sexo, porque algo está sendo jogado fora; uma coisa muito sutil está sendo jogada fora. Se você estiver com raiva, use esse som e, em segundos, não haverá raiva.
Se você estiver se sentindo sexual e usar esse mesmo som com a inspiração, você se sentirá mais sexual. Se você estiver com raiva e usar esse mesmo Hoo com a inspiração, sentirá mais raiva. Então você se tornará consciente de como até mesmo um simples som afeta sua mente e como isso afeta de maneira diferente com a inspiração ou com a expiração.
Quando você vê alguém lindo, adorável, alguém que é seu amado, e você quer tocar seu corpo, toque-o com a respiração que sai e você não sentirá nada; mas tocá-la com a inspiração e sentirá um fascínio. Com a inspiração, o toque torna-se um alimento, mas com a expiração não é um alimento. Pegue a mão de alguém na sua e sinta a mão com a inspiração. Deixe a respiração de saída estar vazia. Então você saberá que o toque é um alimento.
Se você comer a sua refeição com ênfase na respiração de saída, então não importa quão boa a comida seja, ela não será um alimento para o seu corpo. Mesmo se você comer muito, não haverá nutrição se sua ênfase estiver na respiração de saída. Portanto, coma com a inspiração e deixe que haja uma lacuna quando a respiração estiver saindo. Então, com uma quantidade muito pequena de comida, você pode estar mais vivo.
Lembre-se deste som Hoo com a respiração de saída. Isso destrói a inquietação da mente. Mas isso também é uma muleta e logo, se você estiver fazendo meditação regularmente, sentirá que não há necessidade disso. Não só não há necessidade, mas se tornará uma perturbação, um distúrbio positivo.
Meditação: A Arte do Êxtase
Osho: "Meditação: A Arte do Êxtase"